You are currently viewing Orçamento Elétrico: Dicas para elaborar o melhor possível!

Orçamento Elétrico: Dicas para elaborar o melhor possível!

Orçamento elétrico, estas duas palavras provavelmente reúnem a maior dificuldade dos eletricistas iniciantes que procuram prestar um bom serviço. E realmente, um eletricista autônomo precisa saber calcular bem seus preços se deseja no final das contas ter um lucro aceitável.

Muitos dos que desistem da carreira de eletricista acabam fazendo isto por conta de um descontrole na parte financeira. E pode ter certeza, grande parte da falta de recursos está exatamente  em não saber cobrar o que foi necessário e justo pelo serviço.

E olha, alguns descontos aqui e outros ali realmente são um grande prejuízo no final do mês.

Hoje gostaria de te falar exatamente sobre as principais atitudes que realmente podem transformar o seu processo de orçamento. Por isso recomendo que você esteja atento a cada passo que vou listar aqui, ok?

Aviso importante

Um dos melhores jeitos de realmente oferecer bons orçamentos, com valores que você consegue se sustentar e ainda sobra, é realmente ter confiança na hora de entregar o valor.

Entretanto é muito justo que você não se sinta à vontade nas primeiras vezes. Por isso é crucial que o trabalho que você executa tenha uma qualidade impressionante. Algo que supere a concorrência.

E você só vai atingir este tipo de objetivo através de duas coisas:

  • Experiência 
  • Boa base de conhecimento

Em relação a experiência não tem jeito, você realmente precisa fazer o seu caminho conseguindo novos clientes. Ou mesmo fazendo algum estágio com outro profissional mais capacitado na área.

Não existem caminhos fixos, você precisa realmente dar o seu melhor se quiser ter resultados.

Entretanto, a base de conhecimento é realmente metade deste processo todo. Então logo recomendo você a escolher um curso de eletricista profissional em Belo Horizonte – MG, que realmente atenda às suas necessidades.

A Engehall é uma empresa que hoje se tornou uma líder no mercado. Garantindo realmente resultados reais e que fazem toda a diferença na vida do cidadão comum.

Seus cursos possuem uma base incrível de teoria e prática, sendo todos possíveis de se realizar online. Realmente é uma opção eficaz e inteligente de se garantir as melhores capacitações disponíveis hoje em dia.

Dito isto, vamos voltar ao orçamento elétrico e sua elaboração.

Tenha em mente que você precisa conhecer o mercado

Um dos melhores jeitos de se posicionar em relação à mão de obra que você irá oferecer é realmente entendendo quanto o mercado está cobrando de fato por este tipo de serviço.

Não se preocupe quanto à concorrência, muitos irão ser honestos e abertos em relação a valores. Perguntar não ofende ninguém, até porque um bom profissional tem mais trabalhos do que consegue atender.

Por isso não terão medo da concorrência. Sem contar que os mais legais até mesmo podem te dar algumas dicas e ensinar algumas coisas interessantes.

Grupos de Whatsapp, Facebook e até mesmo fóruns da internet são ótimos locais para conseguir este tipo de informação. Então sempre faça uma estimativa, e veja quanto é justo cobrar por uma diária de serviço.

A mão de obra normalmente é calculada em cima do valor da diária de trabalho. Onde trabalhos muito rápidos e simples, podem chegar até no mínimo de um terço da diária.

No início será justo oferecer um valor menor, já que você não tem muita experiência ou mesmo um portfólio de casos de sucesso para apresentar.

Por isso, recomendo plenamente que você esteja sempre buscando algumas opções interessantes.

Procure saber pelo menos o preço das peças mais simples

Interruptor, bocal de lâmpada e vários outros itens corriqueiros costumam ter preços bem acessíveis. Isto sem contar que a maioria deles não se atualiza com tanta velocidade no preço. Por isso pode ser muito interessante que você tenha de cor estes valores.

Ou pelo menos pode utilizar uma planilha ou arquivo no celular, quem sabe até mesmo uma lista impressa, que permita uma consulta rápida.

Digo da importância disto porque em muitos casos é comum encontrar serviços que são feitos de maneira rápida, em menos de uma hora. Se você tiver que sair para fazer um orçamento pode acabar sendo realmente uma situação frustrante para o cliente que já está com um problema.

Por isso, se possível, compre até alguns itens de reserva e leve com você. Às vezes um reparo rápido pode não te garantir muito dinheiro, mas com certeza a satisfação do cliente irá contar como uma possível indicação.

Consiga sempre mais clientes

Para ter resultados financeiros cada vez maiores, é necessário ter em mente que os preços precisam regular em uma faixa média. E sempre é possível aumentar caso você esteja sendo visto como um profissional respeitado.

Estes aumentos não devem ser bruscos, pelo menos não na sua mão de obra. Os itens para o concerto podem sim ter valores variados de maneira imprevisível, mas segurar a mão para não fazer algo muito brusco é importante.

Se você sempre tem mais clientes acaba tendo menos medo de perder um serviço por conta do preço. Então terá possibilidade de jogar um valor justo para você, onde no longo prazo isto pode significar um grande sucesso.

como-elaborar-um-orcamento-eletrico

Cuidado com os descontos

Praticamente a maioria dos brasileiros adora chorar um pouquinho em cima do preço. Isto é tão normal que os profissionais padrão não mais se incomodam com esta atitude. Por isso é importante sempre entregar o seu melhor para não cometer erros básicos.

Ao abaixar muito o seu preço, você também está dizendo que sua qualidade é realmente inferior. Por isso recomendo que você esteja disponível para quando for necessário atender outras pessoas.

Entenda que pedir um valor menor em certa proporção é razoável, mas algo muito forte pode ser uma ofensa.

Sem contar que esta pessoa provavelmente vai contar vitória sobre você para outros clientes, que se sentirão explorados por terem pago mais do que ela.

No mais é isso, é importante entender que esta atividade de negociação precisa ser feita de maneira bastante razoável e inteligente.

Qualquer outra dúvida sobre como elaborar bons orçamentos elétricos, estamos aqui para te ajudar.

Te desejo muito sucesso!